Currículo

O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, e é ele que viabiliza o processo de ensino e aprendizagem, além disso, ele é a orientação da prática docente e define o que ensinar, para quem ensinar, como ensinar e as formas de avaliação.
Diversas são as definições que existem sobre currículo, como, por exemplo, a compreensão de Gimeno Sacristán (1999) de que o currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior à escola e a educação; entre conhecimentos e culturas herdados e a aprendizagem dos alunos; entre as teorias, (idéias, suposições e aspirações) e a prática possível, dadas determinadas condições sociais.
Compreender o currículo dessa forma é reconhecer a relação existente entre posicionamento da escola face a cultura produzida pela sociedade. É assumir os fins políticos da educação, e pensar que o papel social da escola se realiza por meio dele.
Dizer que o currículo se situa na articulação entre a escola e a cultura significa reconhecer que a escola ao mesmo tempo produz e reproduz a cultura na sociedade em que ela se situa. ( Veiga-Neto, 2004,p.53)
O currículo reflete assim as intenções (objetivos) e ações (conhecimentos, procedimentos, valores, formas de gestão e de avaliação) dos educadores, que fazem parte da sociedade, tendo em vista a melhor qualidade do processo de ensino e aprendizagem, pois, quando os professores e a equipe escolar planeja o currículo, eles realizam uma escolha que sugere as suas concepções do que sejam o homem, a aprendizagem, o ensino etc.
As tecnologias também são determinantes no currículo, não são apenas ferramentas ou recursos, mas sim linguagem para representação do conhecimento.
Podendo ser explorado animação, imagens, hipertextos, autoria (novos letramentos).


Currículo Formal

É aquele que considera a discussão política e administrativa do sistema escolar, passa pelas crenças, significados, valores, comportamentos existentes na cultura, o que significa que ele está impregnado de influências sociais, econômicas e políticas. Compreender essas influências é de grande importância para o trabalho do educador, que inclusive pode identificar os limites da sua intervenção na escola.

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